Obrigado

O Movimento Construtivo Areguense vem por este meio agradecer a toda comunidade que nos visita, pensamos ser um grande feito estar quase a chegar à meta dos 3000 visitantes em pouco mais de três meses.


Muito são os que criticam este blog, que nos difamam, porém, é significado de valor as pessoas dão valor ao que escrevemos, se não o desses não se preocupavam em "dar uma vista de olhos". Outros olham para este como uma mais-valia para o povo Areguense, pois acreditam ser aqui debatidos algumas "falhas" não de todo muito graves.

A governabilidade não é um objectivo, nem tão pouco uma obrigação, só das pessoas que estão nos cargos para tal, mas sim e também, de toda a sociedade.

A democracia não se limite só ao dever de eleger "alguém" para exercer certas e determinadas funções das quais uma maioria deposita a sua confiança, mas sim o poder de mudar alguma coisa, opinar é sem sombra de dúvidas, um dever democrático, onde qualquer pessoa tem mais que a obrigação de se preocupar por um bem comum.

Não parte só, e falando concretamente na Arega, do nosso presidente da junta e dos seus acompanhantes trabalhar em prol da freguesia, mas sim todos nós Areguenses, Areguenses aqui inseridos, Areguense a viver lá fora, todos podemos ajudar, ajudar para uma Arega melhor, unida e trabalhadora.

A nossa terra sempre foi conhecida por isso, pelo trabalho, pela dignidade e humildade.

Todos nós sabemos que na Arega havia um grande poder de compra, havia uma optima qualidade de vida, dentro dos tópicos em que a Arega estava inserida. Uma das causas desta queda de qualidade de vida foi sem dúvida o incêndio acerca de 4 anos e alguns meses que retirou quase tudo à maior parte das pessoas que na Arega faziam da sua vida a madeira, a partir daí tudo foi um pouco abaixo.

Equipa MCA pede e deseja a todos os Areguenses paciência, acreditem em si próprios e em quem mais nos pode ajudar.

Esperamos do fundo do coração que o ano de 2010 seja um ano de mudança para todos nós.



Com os melhores cumprimentos



A equipa



MCA

Parceria com Rádio Triângulo


É com o maior orgulho que a equipa Movimento Construtivo Areguense anuncia esta nova parceria com a Rádio Triângulo. Esta rádio é infelizmente desconhecida por muitos, porém é a rádio que mais se tem evidenciado nos últimos tempos, está também, em franco crescimento, tudo desde acerca de dois meses atrás. Desde então o leque musical cada vez é mais vasto, fazendo com que todas as faixas etárias consigam tirar o máximo partido desta rádio.


É importante realçar que esta tão humilde rádio fica localizada em terras bem próximas de nós e do conhecimento da maioria dos nossos leitores, Pedrogão Grande foi o local escolhido para inserir esta rádio.

Podemos contar com o excelente trabalho de:

• Rogério Teixeira – Animador/Departamento Comercial

• Irene Reis – Produtora e Animadora

• Miriam Lopo – Estagiária de Rádio

• Sandra Henriques – Directora e Animadora

Este último nome é bastante conhecido por nós Areguenses pois esta jovem também faz parte do povo mais dinâmico Areguense.



Os nossos parabéns à Rádio Triângulo, assim como todo o excelente trabalho efectuados por todos os elementos da mesma.

Não poderíamos deixar também de agradecer a confiança que depositaram no nosso projecto e toda a ajuda da mesma para connosco.

Podem sempre visitar e ouvir a emissão da rádio on line em:

http://www.radiotriangulo.com/

Continuação do tema IC3


Mais uma vez a equipa do Movimento vem debater um assunto que pesamos ser de grande importância para a Arega, a construção da IC3 e a criação de um nó da mesma para a Arega.


E porquê?

Porque trará de certeza mais visitantes, mais poder de venda.

Consequência, proporcionará uma digna evolução desta nossa terra que tanto tem de humilde como de trabalhadora.

Um dos pontos a ter em atenção na ajuda desse mesmo aumento de visitas será mesmo as bombas de combustível que poderão estar 24 horas abertas, o que leva a estes terem um maior número de funcionários, logo, mais emprego, logo mais pessoas a manterem-se nesta zona, a desenvolverem a sua família e como fruto a fixação das mesmas famílias nesta Arega quase tão envelhecida como o poleiro do Cuco (antiga escola, junto do centro de dia).

Obviamente que haverá mais alguns pontos a ter em conta, como as piscinas (talvez uma aposta de melhoramento, tendo em conta a quantidade de visitantes a partir daí).

A ARCA, Associação Recreativa Cultural Areguense, poderá sempre apresentar a qualquer pessoa que se interesse por esta bela terra algumas das tradições do povo Areguense,

Não poderemos esquecer também o parque de campismo e toda a zona envolvente ao mesmo, a aposta no turismo será fulcral à dinamização de toda esta zona.

Tocando num assunto mais específico, o nosso presidente da junta, na altura candidato a tal, numa das suas cartas redigidas ao povo Areguense, realçou a sua convicção na aposta de uma zona Industrial junto das Pegúdas. Naquele momento muitos pareciam estar um pouco reticentes a tal projecto, mas visto que a passagem da IC3 e o carismático nó para as nossas terras, esse investimento seria bastante plausível visto que estaria bem junto de uma das estradas com mais trânsito do país, logo seria bastante rentável e da maior importância para todos nós, a inserção de micro, médias empresas seria sem sombra de dúvida o maior investimento feito na Arega.

Não nos podemos esquecer de onde estamos concretamente em relação e futura passagem da IC3.Passaram junto de nós pessoas com itinerários entre Tomar e Coimbra, assim como poderemos sonhar mais alto e por os olhos em Lisboa, cidades tanto mais a Sul Como a Norte do País.

Jovem Areguense parte a conquista da poesia


Foi-nos pedido através do jovem autor deste novo Blog a divulgação do mesmo.
Ao qual nós decidimos ajudar na divulgação,pois trata-se de um jovem Areguense que está por detrás deste novo projecto que poderá ser visualizado em todo o mundo.
É importante dizer que este sitio encantador que, quem visitar pode constactar, tem a parceria de uma gentil rapariga da zona do Avelar.
No quotidiano que presenciamos é importante viajar por sitios como estes nem que seja pelo simples facto de relaxamento.
Fica aqui,então, o site onde podém verificar toda a magia espiritual que estes dois jogem trasparecem.

http://www.encontro-emocoes.blogspot.com/  

A aquipa Movimento Construtivo Areguense dá-vos os parabens.

Democracia



Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Apanha Da Azeitona






A tradição mantém-se, todos os anos, por volta de Novembro as romarias para os campos de oliveiras são uma constante em Arega. São pessoas das mais variadas faixas etárias que calçam os botins, vestem roupa velha e quente e trabalham docemente num sítio tão pacato como o olival, os som dos pássaro, o vento fresco a embater constantemente sobre a face humilde de cada trabalhador. Alguns dizem mesmo que a apanha da azeitona trata-se de um ritual saudável, que lhes traz paz de espírito, uma autêntica terapia emocional...
Porém e como em tudo, esta tradição tem cada vez mais a influência das novas tecnologias onde as máquinas já começam a trocar um consagrado esforço do Homem.
Tudo isto faz parte do futuro, isso é uma certeza.
Mas é caso para dizer:
A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA.



Controvérsia Comercial



Há vários anos que é do conhecimento de maior parte do povo Areguense a existência da falta de inter-ajuda entre as mais variadas instituições, empresas ou mesmo pessoas individuais, na qual só prejudica a freguesia de Arega assim como e principalmente a manutenção do comercio local tanto em termos monetários com também em termos de qualidade. Um facto é o risco eminente de muitas das entidades trabalhadoras na Arega desde a construção civil, aos Madeireiros, Estucadores, Comerciantes, qualquer trabalhador por conta própria, poderem entrar em falência.
Segundo um estudo realizado pela equipa Movimento Construtivo Areguense, a mutua ajuda entre estes trabalhadores é demasiado baixa ou mesmo inexistente, assim se numa vila tão pequena como esta o próprio povo não se une e faz da sua pequena terra uma terra de bastante trabalho e comércio, como já o foi há alguns anos a trás, será extremamente difícil continuar a trabalhar assim como a viver neste local tão belo e pacato, ao que poderá mesmo levar á desertificação de uma das aldeias mais antigas de Portugal.
Peguemos então um exemplo mais que badalado aqui na Arega.
Estabelecimento que combustível onde Raul Onofre é o proprietário do mesmo. São poucas as pessoas residentes na Arega que reabastecem qual veiculo que seja numa das mais importantes firmas de Arega. Algumas pessoas alegam não por combustível no estabelecimento de Raul Onofre devido ao preço do mesmo, outros preferem simplesmente lá não por combustível, sem ter uma razão lógica. Na verdade cada um é livre de escolher, mas o que é certo é que se queremos o melhor para nós se queremos o melhor para nossa terra temos de fazer algum em prol da mesma.
Para que as pessoas tenham a noção do preço fixado das bombas de gasolina OLEOFAT, temos de ter duas questões deveras importantes a analisar.
1º A qualidade da mesma, pois quem quiser e se preocupar com isso por isso poderá mesmo pedir o certificado ao proprietário e ver com os próprios olhos. Não esquecendo a qualidade tem preço. Por isso muita gente prefere ir a firmas internacionais e abastecer o seu carro com produtos que puderam a danificar o mesmo a médio longo prazo.
2º Mesmo o SR Raul Onofre optando por um produto de qualidade e mesmo o SR. Quisesse baixar o preço não o poderia fazer, pois não é ele que controla o preço exercido pelos mesmos produtos.
3º Não sendo de todo uma crítica, nem esta equipa quer que se sintam ofendidos com o que iremos citar, porém nem a Junta de Freguesia da Arega abastece os seus veículos já a alguns anos neste estabelecimento.
Agora peço eu, e toda a equipa Movimento Construtivo Areguense que reflictam neste mesmo acontecimento, somos nós que temos o dever de ajudar quaisquer tipos de iniciativas que ajudem a melhorar a nossa terra.
Não se esqueçam hoje são eles a precisar de nós, no futuro e quem sabe se com a passagem da IC3 Não seremos NÓS, O POVO a precisar e a orgulhar-se de todos os trabalhadores por conta própria.




APOIO DE CAD




Finalmente já se sabe quem irá apoiar a iniciativa de sensibilizar toda a sociedade para as doenças sexualmente transmissíveis, CAD Centro de aconselhamento e detenção precoce do HIV/SIDA


De Coimbra.

Esta mesmo instituição contribuiu nada mais nada menos do que com cerca de 200 preservativos assim como crachás e alguns folhetos, quando tudo parecia estar por água a baixo dos planos feitos pela Organização deste Evento eis que aparece ,quase vinda do céu esta entidade de apoio social ,ao lhes ser apresentado tal evento mostraram-se satisfeitíssimos pelo acto da ARCA(Associação Recreativa Cultural Areguense).

Segundo elementos da Organização está tudo praticamente pronto para poder arrancar o Evento, faltam apenas algumas questões de logística mas nada de especial.

Será feita em breve uma reunião com os responsáveis da mesma associação e organização para ser feita uma última análise a todo o proveniente desse espectáculo.

Este mesmo evento será também publicado no Jornal da Câmara assim como no blog dos nossos parceiros TERTULIAdoPINHAL.

A Equipa Movimento Construtivo Areguense conseguir apurar que também estará a decorrer uma negociação para um protocolo com a escola tecnológica e profissional da zona do pinhal (Pedrógão Grande) devido á existência de um curso de comunicação e marketing onde se está a procurar fazer uma gravação em Vídeo do mesmo Evento por estudantes que sonham fazer das câmaras profissão.

O Cartaz Final também já está disponível:

Eis o Cartaz:


Mais Uma grande novidade!


O Blog Movimento Construtivo Areguense teve conhecimento da aprovação ao projecto da passagem da IC3 com um nó de ligação à Arega. Será sem sobras de duvida mais um enorme passo para a evolução e desenvolvimento desta tão humilde freguesia.
Trará mais visitantes assim como poderá contribuir para o desenvolvimento do comércio local assim como explosão do crescimento Areguense.
Será que é desta?
Será que iremos ter esse mesmo nó?
Tudo indica que sim basta,agora esperar para ver e se se realizar aplaudir a quem mais lutou por isso.

Apoio Financeiro Dado Pela Câmara As Juntas



Agora só me pergunto,tanto se fala na falta de apoio dado pela Câmara às juntas,então para onde foi todo este dinheiro?

Ficou arrecadado nos cofres das mesmas?lá também se ganham juros??

Penso que não...

Festival Bandas Cover





Acabámos de saber em primeira mão por fonte seguríssima que se irá realizar no próximo de 21 de Novembro Um Festival de Bandas Cover na freguesia da Arega,uma iniciativa do A.R.C.A (Associação Recreativa Areguense) Que conta também com o apoio da Junta de Freguesia e Com o Câmara Municipal De Figueiró Dos Vinhos.Evento esse, e pelo que conseguimos apurar Conta com a participação de  três bandas de Cover (Bandas que imitam musicas de bandas de originais ) Bandas como Muse, Nirvana, System of a Down, Bush, Blasted Mechanism, The Killers,Queen,Metallica etc são alguns dos nomes que fazem prometer uma grande noite de espectáculo numa vila plena de beleza e energia positiva.É de louvar mais uma vez esta grande iniciativa feita pela ARCA,que mais uma vez fez-se a estrada e à sua "Guerra" de Inter e Intra-acção entre várias freguesias e concelhos do Zona Centro, mais concretamente Zona Do Pinhal. Vê-se nestas iniciativas o querer no desenvolvimento e actividade em prol do todo o concelho Figueiroense.
Muitos parabéns pela iniciativa.
A Arega está num bom caminho...

Aqui ficam alguns vídeos da bandas:
 Plágio 

http://www.youtube.com/watch?v=OASoaeasfVY

ASAE
http://www.youtube.com/watch?v=5giOtkYzZh0


Instituições que Apoiam a Arega na Sua Vida e Melhoramento

Arega




Junta de Freguesia
Arega - 3260 AREGA
Telefone: 236644915
Fax: 236644915
E-mail: jfarega@mail.telepac.pt
Horário
Quinta-Feira das 21:00h às 23:00h
Domingo das 12:00 às 14:00h


Extensão do Centro de Saúde

Arega - 3260-070 AREGA
Telefone: 236644233

Comissão de Melhoramentos e Apoio Social da Freguesia de Arega Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário Arega
3260- 071 AREGA
Telefone: 236641174

Igreja Matriz em honra de Nª. Srª. da Conceição
3260-070 AREGA

A.R.C.A. - Associação Recreativa e Cultural Areguense
Arega - 3260-070 AREGA
E-mail : arca.arega@gmail.pt

AKFA - Associação de Comissão de Festas de Arega
Arega - 3260-070 AREGA

Centro Recreativo e Cultural “O Cantinho da Foz de Alge”
Antiga Escola Primária Foz de Alge
3260–090 AREGA
Telefone: 965679898
E-Mail: ocantinhodafoz@gmail.com

Parque de Campismo Foz de Alge
Foz de Alge - 3260- 090 AREGA

Telefone: 236640000

Mercado de Arega
3260-070 AREGA
Aos domingo de manhã.

Figueiró Dos Vinhos e as Insónias


Lisboa, 21 Out (Lusa) - Os casos de perturbações do sono têm vindo a aumentar em homens e mulheres entre os 40 e os 50 anos devido ao estilo de vida actual, agravado pela crise e pelo medo de perder o emprego, segundo uma especialista em medicina do sono.
"Fizemos um estudo em Figueiró dos Vinhos, que é um sítio sossegado do país, e a prevalência das insónias aumentou de cerca de 20 para 50 por cento desde 2001 até agora", disse à Lusa a neurologista Teresa Paiva.
Os portugueses estão a viver uma "vida muito disparatada", avalia a especialista, acrescentando que "a vida tem muito stress, as pessoas têm muitas responsabilidades e esquecem-se que para as cumprirem têm de cumprir horários e ter o corpo em condições".

Armazém Social


Projecto Figueiró – Construir para a Inclusão tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e entidade gestora a Santa Casa da Misericórdia, integrando-se no Programa para a Inclusão e Desenvolvimento – PROGRIDE, da responsabilidade do Instituto da Segurança Social, IP. Iniciado em Outubro de 2005,tem a duração de 4 anos.

Os objectivos incluem o desenvolvimento de acções destinadas a incentivar a fixação de população no concelho, aumentar a sua qualificação, promover a iniciativa privada em áreas estratégicas e apoiar famílias com necessidades básicas ao nível da habitação. De forma a concretizar estas medidas o projecto prevê apoiar a realização de obras em habitações degradadas, colocar em funcionamento uma unidade móvel de apoio à comunidade, implementar um centro de apoio à actividade artesanal e incentivar o aproveitamento dos recursos naturais do concelho, através da qualificação de alguns equipamentos existentes e do apoio ao aparecimento de novas empresas e empregos.

O trabalho que foi realizado até ao momento já permitiu obter alguns resultados, em áreas como a criação de postos de trabalho, a participação em acções de formação na área da culinária e da jardinagem e floricultura, a promoção das piscinas fluviais, a realização de campanhas de sensibilização sobre acidentes domésticos e prevenção rodoviária e o apoio social disponibilizado a algumas famílias.

Arega Uma Terra de História

A Arega é uma freguesia portuguesa do concelho de Figueiró dos Vinhos, com 28,49 km² de área e 1 154 habitantes (2001). Densidade: 40,5 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1201 e o início do século XIX. Era constituído apenas pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 1 292 habitantes. Aquando da extinção foi integrado no concelho de Maçãs de Dona Maria. Quando este foi por sua vez suprimido, em 1855, passou para o actual município. Arega é uma das povoações mais antigas de Portugal.

As origens de Arega remontam ao tempo do nascimento da nacionalidade. Arega, obteve o seu foral no ano de 1201, das mãos de D. Pedro Afonso, filho de D. Afonso Henriques e irmão do Rei D.Sancho I, de quem recebera o reguengo (terras do Rei) de Monsalude. Uma propriedade que englobava os concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos nos dias de hoje.

Arega foi sede de concelho, constituído apenas pela freguesia da vila entre 1201 e o início do séc. XIX. Após o que foi integrado no concelho de Maçãs de Dona Maria, até 1855. Desde então pertence ao concelho de Figueiró dos Vinhos.

Arega tinha uma população de 1292 habitantes no ano de 1801. Hoje (senso 2001) a sua população é de 1154 habitantes.

A população de Arega foi sempre muito religiosa. A sua pratica é dedicada ao culto aos seus santos: - S. Pedro, antigo orago da povoação. - S. João Baptista. - Nossa Senhora da Conceição, actual orago, à qual é dedicada a igreja matriz Arega tem, desde 2002, bandeira e brasão que são os seus símbolos representativos, assim descritos:

Armas - Escudo de ouro, monte de verde encimado por pinheiro do mesmo, frutado de púrpura, movente da ponta e de duas palas diminutas, ondadas de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ AREGA “.