Arega Uma Terra de História

A Arega é uma freguesia portuguesa do concelho de Figueiró dos Vinhos, com 28,49 km² de área e 1 154 habitantes (2001). Densidade: 40,5 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1201 e o início do século XIX. Era constituído apenas pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 1 292 habitantes. Aquando da extinção foi integrado no concelho de Maçãs de Dona Maria. Quando este foi por sua vez suprimido, em 1855, passou para o actual município. Arega é uma das povoações mais antigas de Portugal.

As origens de Arega remontam ao tempo do nascimento da nacionalidade. Arega, obteve o seu foral no ano de 1201, das mãos de D. Pedro Afonso, filho de D. Afonso Henriques e irmão do Rei D.Sancho I, de quem recebera o reguengo (terras do Rei) de Monsalude. Uma propriedade que englobava os concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos nos dias de hoje.

Arega foi sede de concelho, constituído apenas pela freguesia da vila entre 1201 e o início do séc. XIX. Após o que foi integrado no concelho de Maçãs de Dona Maria, até 1855. Desde então pertence ao concelho de Figueiró dos Vinhos.

Arega tinha uma população de 1292 habitantes no ano de 1801. Hoje (senso 2001) a sua população é de 1154 habitantes.

A população de Arega foi sempre muito religiosa. A sua pratica é dedicada ao culto aos seus santos: - S. Pedro, antigo orago da povoação. - S. João Baptista. - Nossa Senhora da Conceição, actual orago, à qual é dedicada a igreja matriz Arega tem, desde 2002, bandeira e brasão que são os seus símbolos representativos, assim descritos:

Armas - Escudo de ouro, monte de verde encimado por pinheiro do mesmo, frutado de púrpura, movente da ponta e de duas palas diminutas, ondadas de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ AREGA “.

0 comentários: