Democracia



Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

6 comentários:

Caro amigo,
excelente texto (resumido) sobre o conceito de democracia.
É esta democracia representativa em que vivemos que permite que hoje dia 1 de Dezembro de 2009 seja um dia grande para Portugal

369 anos depois da Restauração da Independência, Portugal tem um dia de glória na cena mundial.
No mesmo dia, consegue estar na linha da frente no Continente europeu, inscrevendo o nome da sua capital - Lisboa - no Tratado que, a partir de hoje, regerá os destinos da Europa nos próximos 10 a 15 anos. Uma Europa a 27 e, brevemente, a 30 países, com fronteiras que poderão ir da Islândia à Turquia. Simultaneamente organiza, com sucesso e grande qualidade, uma cimeira que reúne o bloco ibero-americano, um grupo de países jovens, com grande dinâmica cultural, com bom crescimento económico e com diversas experiências políticas, uma comunidade que terá um papel importante no Século XXI, sob a liderança da já grande potência chamada Brasil.
Brasil onde uma grande comunidade de areguenses e seus descendentes fazem pela vida.

É pá paciência.
Só queria dar os parabéns pela definição que deste a um conceito que nos é bastante caro - democracia -, ademais agora que idiotas vestidos de toga tudo fazem para pôr a nossa justiça na lama.
O regime democrático só muito tarde chegou à Arega.
O padre Escaroupa - que Deus o tenha - encarregou-se, conjuntamente com um punhado de caciques locais e de Figueiró em atrasar a entrega do poder formal e informal aos jovens da Arega.
O célebre "curral do Burro" foi um caso paradigmático.
Agora felizmente, e especialmente com as TIC, nomeadamente a Net, estamos a aproximarmos do que melhor se vai fazendo para aí.
Força malta !

gostariamos de saber se estaria interessado em ingressar na administração deste blog visto que tem bastantes conhecimentos pela arega e sabe bem o contraste de antigamente com o de agora.

ATENTAMENTE

MCA

Agradeço o convite, mas por agora, as funções que desempenho não o permitem.
Por enquanto vou mandando umas dicas, algumas com o espírito do contraditório, como já tiveram a oportunidade de constatar.

Zé Luis apelamos a um debate construtivo em prol da arega e não debates pessoais.

ATENTAMENTE

MCA

falam na nos favores dados pela Camara so aos amiguinhos.
Mas cá na Arega ha tudo menos democracia uma pessoa diz alguma coisa sobre presidente da junta e já nao tem direito a nada, so que for claramente do PS é que leva o que quer desta junta que cada vez desune ainda mais a Arega...